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AFP E AUDIOGEST apresentam receitas do mercado da música de 2020.

Maio 06, 2021

 

A AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) e a AUDIOGEST (Associação de Gestão de Direitos de Produtores Fonográficos) divulgam resultados do relatório anual do mercado discográfico de 2020 com um total de €37 milhões de receitas nacionais de música gravada e dos direitos de artistas e produtores musicais. Comparativamente a 2019, o mercado musical nacional assinala um aumento de 4%.

As receitas nacionais reportadas em 2020, relativas a sincronizações e  vendas, incluindo disponibilização em plataformas digitais registam € 21.413 milhões, significando um aumento de 3.6% face a 2019, na totalidade, tendo o mercado digital a relevância de € 15.821 milhões ao corresponder a 73,9% do global, seguido o Físico com 25,3% (€5.4 milhões) e Sincronizações com 0,8% (181.727€).

O Streaming representa o maior aumento dos serviços online com um crescimento de 20.5% em relação ao ano anterior e com um total de 96% do mercado digital, resultando no decréscimo nos descarregamentos (‘download’), correspondendo a 2,7% das receitas e o serviço Mobile, 1,2%. 

No que se refere ao uso do Streaming, as Subscrições correspondem a 59.2% das receitas (€8,990 mm) com uma subida face ao ano transato de 13,8%, revelando o Streaming suportado por publicidade uma subida de 57,6% que corresponde a 20,8% (€ 3,157 mm) e um aumento de 12,5% das receitas provenientes do uso de Vídeos (€ 3,044mm), equivalendo a 20%.

Concluiu-se, ainda, que o mercado de vendas físicas registou uma forte queda ao apresentar uma redução de 19,8% (para € 5,410mm) em relação a 2019. As receitas de venda de Álbuns representam a maior participação do mercado físico (95.8%) , e estão divididas em 55.3% (€2,869mm) no formato CD, que registou queda de 39,9% em relação ao ano anterior e 44.6% (2,311mm) em Vinil, que registou crescimento de 38%.  

Quanto ao repertório, a música nacional regista 21,8% das receitas em suporte físico e 16,6% no digital. O consumo de música estrangeira, regista 78,2% nos suportes físicos e 83,3% de participação nos suportes digitais .

Relativamente ao desempenho de Direitos de Produtores e Artistas, o volume total regista uma evolução positiva, atingindo a marca de €15,6 milhões em 2020, o que resulta, em mais 4,6% comparado com 2019.

No top 3 de músicas mais ouvidas nas Rádios pelos portugueses, fazem parte: ‘Blinding Lights ’ de The Weeknd , ‘Menina Solta ’ de Giulia Be e ‘Sei Lá’ de Bárbara Tinoco.

Os líderes dos três primeiros lugares dos álbuns mais vendidos contam com a presença de ‘MAP OF SOUL: 7 ’ dos BTS, ‘FINE LINE’ de HARRY STYLES  e ‘MARIZA CANTA AMÁLIA’ de MARIZA. Nos vídeos musicais, o DVD de maior destaque entre os artistas portugueses foi o ` 360 ALTICE ARENA` de David Carreira, com a 2ª posição entre os mais vendidos em Portugal.

Os destaques portugueses no top de vendas de stream, singles e ep’s digitais, em 2020 são: `Louco` de Piruka & Bluay , `Tempo` de FRANKIEONTHEGUITAR feat. Tóy Tóy T-Rex, Lon3r Johny & Bispo,  ` Somos Iguais` de Plutónio e `Te Amo` dos Calema.

 

O relatório completo dos números de mercado de 2020 está disponível em http://audiogest.pt/consultar

 

 


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